AMNOR participou da reunião técnica do Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão, 11/09 em Arinos – MG

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira em Arinos e contou com a presença do Prefeito de Bonfinópolis de Minas e Vice Presidente da AMNOR – Donizete Antônio dos Santos, Ivonete Antunes Ferreira – Diretora Administrativa da AMNOR, José Raimundo Ribeiro Gomes – Presidente do Circuito, Irene Gomes Guedes – Secretária do Circuito, Maria Mendes A. Barbosa – Secretária Municipal de Turismo e Meio ambiente de Chapada Gaúcha, Raimundo – Coordenador de Desenvolvimento Local de Bonfinópolis de Minas, representantes do Turismo – Prefeitura de Arinos.

O objetivo da reunião é reorganizar o Circuito, reaver a Certificação que é um reconhecimento do Estado de Minas Gerais, habilitando os municípios associados a pleitear recursos financeiros, dentre eles o ICMS Turístico, para o desenvolvimento do turismo regional e local.

Foi uma manhã produtiva com participantes comprometidos que retornaram aos municípios com a tarefa de elaborar o inventário turístico local até 30 de setembro. Outro desafio é organizar os Conselhos Municipais de turismo nos municípios que ainda não possue.

IMG_0107 IMG_0108  Ascom/AMNOR

Conhecendo o Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão.

Oficializado e certificado o Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão, no Noroeste do Estado, pelo Governo de Minas, por meia da Secretaria de Turismo (Setur), em 2006.

A cerimônia de certificação aconteceu, na Câmara Municipal de Urucuia, a 650 quilômetros de Belo Horizonte. A solenidade contou  com a participação da Secretaria de Estado, de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos municipais e empresários da área.

Urucuia Grande Sertão

Este circuito é composto pelos municípios de Arinos, Bonfinópolis, Buritis, Cabeceiras (GO), Chapada Gaúcha, Formoso, Riachinho, Pintópolis, Uruana de Minas e Urucuia. O maior atrativo do circuito é o Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, no município de Chapada Gaúcha, cuja beleza inspirou o escritor mineiro Guimarães Rosa a escrever sua obra Grande Sertão: Veredas.

Formoso possui um clima ameno e saudável e é banhado por vários rios e riachos. Seus principais rios – o São Domingos, o Piratininga, o Pontes, o Taboca e o Carinhanha – oferecem locais propícios para o turismo de aventura e para o ecoturismo.

Entre as diversas cascatas e cachoeiras, destaca-se a do rio Pontes. No panorama cultural, festas religiosas e folclóricas, em especial, a festa em honra a Nossa Senhora d’Abadia, em julho.

A região oferece também outros atrativos: a Casa da Cultura e a Estação Ecológica de Sagarana, em Arinos; a Ilha do Riacho Fundo em Pintópolis; as cachoeiras da Jibóia e Sussuarana, em Uruana de Minas; e a nascente do rio Urucuia, em Cabeceiras (GO).

Fonte: Portal da Cidades